Lemon & Poppy seed cake





Receita de bolo de limão com sementes de papoila

Bater 4 gemas (ovos XL) + 350g de açúcar + 200g de manteiga/ margarina. Juntar cerca de 200ml de leite morno. Adicionar, aos poucos, 400g de farinha + 1 colher de chá de fermento + raspa de limão (1-2 limões) + sementes de papoila q.b. (4-8 colheres de sopa)
Bater as 4 claras em castelo e juntar ao preparado anterior.
Cozer em forno a 180º, 45 minutos.

Calda opcional:
Juntar cerca de 200ml de sumo de limão + 350g açúcar em pó numa panela, em lume brando, até o açúcar derreter. Furar o bolo (ainda morno) e verter.


Nesta altura do ano tenho sempre imensos limões em casa e começo a percorrer a lista de receitas que fazem uso de limão, numa tentativa de não os deixar estragar... (Detesto deitar alimentos ao lixo...)

Este ano resolvi tentar uma receita nova - um bolo de limão e sementes de papoila.
Procurei receitas na internet e encontrei várias, todas diferentes, mas como sempre acabei por fazer a minha própria receita (nunca me consigo decidir entre uma das muitas receitas que encontro, e então acabo por fazer um mix entre todas, e ajustar os sabores a meu gosto).

Gostei muito do sabor e da consistência (fica um pouco húmido), por isso aqui fica a receita - o fim-de-semana está aí e é um óptimo bolo para o lanche!

PS: As sementes de papoila encontram-se facilmente nos hipermercados, na secção de alimentos naturais/ de dieta.







3 comments

  1. No ano passado também inventei uma receita assim parecida para aproveitar limões que me tinham oferecido. Eu adoro bolos de limão!

    Outra coisa que adoro é tarte de lima, e já experimentei a substituir o sumo e a raspa de lima, pela do limão e fica igualmente bom :)

    ReplyDelete
  2. Esta receita parece deliciosa. Tenho que experimentar!
    Ontem plantei um limoeiro no nosso jardim. Só espero que já dê limões para o ano...

    ReplyDelete
  3. E pronto! Tenho receita de bolo para o fim de semana!!!

    ReplyDelete

Thank you for stopping by! Feel free to leave a comment and I will get back to you soon!